terça-feira, 4 de maio de 2010

Ainda a propósito de nomes...

É engraçado a forma como a moda dos nomes vai e vem – como a moda das roupas.

Cada vez mais se vêem nomes típicos da altura dos meus avós e dos meus pais – 70, 50 anos... Cada vez há mais Marias, Antónias, Antónios, Manuéis, Franciscos.

Há quem – e não, não estou a estereotipar – prefira as Constanças, os Bernardos, as Carlotas, os Martins, as Beneditas, as Carmos, os Afonsos, as Beatrizes, enfim!

Na altura em que eu nasci não havia menina que não fosse Ana. Ana Filipa, Ana Luísa, Ana Maria, Ana Rita, Ana Paula, Ana Lúcia, Ana Carolina, Ana Catarina, Ana Mafalda, Ana Sofia... Nem menino que não fosse João. João Filipe, João Luís, João Miguel, João André, João Maria, João Paulo, João Pedro...

Durante os anos de escola convivia sempre com cerca de 5 ou 6 Anas e Joões.

Depois, uns anos mais tarde, vieram os Diogos, os Tiagos, as Ritas, as Mafaldas, as Madalenas, os Rodrigos, os Rafaéis, as Dianas, os Davides, os Guilhermes, as Sofias, as Filipas...

Há ainda quem prefira adoptar os nomes que vê nas novelas brasileiras. Temos as Jéssicas, os Mateus, os Lucas, as Iaras, os Caios, as Angélicas, os Iuris, as Bibianas, os Jónatas, as Biancas, os Válteres...

Bom, vou ficar por aqui. Podem ver a lista de nomes aceites pelo Estado Português aqui. E os tentados aqui.

PS: Já agora, sabiam que há uns pais que decidiram por o nome Brfxxccxxmnpcccclllmmnprxvclmnckssqlbb11116 a um filho?! Verdade! Vejam aqui, aqui, aqui e aqui!

8 comentários:

Ana, Dona do Café disse...

alto! eu sou uma excepção...sou só Ana; na vaga da moda não quiseram estender-se! (supostamente deveria ter-me chamado Joana, sinceramente não sei o que se passou, a sério!)
Mas com pena minha, eu até gostava de ter segundo nome; levo sempre com a 'Ana quê?'...
qualquer dia faço um post sobre as minhas intenções de chamar zubaida filipa ou silvéria patrícia a uma filha minha :D~ahah
A*

Katchup disse...

Ana,
a senhora do registo esqueceu-se do "Jo". ;)
Que nomes... Lindo esses!... :S

Bells disse...

Eu sou uma dessas que apanhou a moda das Anas.
Eu detesto o meu nome, Ana Isabel, bah...
Para mim, ou sou Ana ou Isabel(ou belinha ou bells)
A pergunta que eu faço todos os dias é "Mas, onde raio, é que a minha mãe estava com a cabeça quando escolheu o meu nome?Depressão pós parto, só pode..."XD

Beijinhos

Katchup disse...

Bells,
looooooooool... Eu tenho a sorte de gostar do meu nome! ;)
Ana Isabel não é assim tão mau! Ora!

Bloguótico disse...

Foi com muita pena minha que constatei quem o nome "Bloguótico" nem sequer consta da lista dos que foram tentados!! :S

Katchup disse...

Bloguótico,
quando tiveres um baby podes tentar! ;)

Soraia Silva disse...

as modas nascem, desaparecem e tornam a aparecer.

mas sinceramente cada vez ouço nomes mais variados tal como Leonardo, Martim, Leandro, Tomás etc etc

eu, se tiver uma menina chamar-se-á Sara e caso tivesse outra menina metia o nome de Ana Rita :))

ja para menino gostaria de Diogo Filipe, mas aqui o homem da casa prefere outro... só espero que nasça uma menina :DDD

Katchup disse...

Soraia,
sim, agora os nomes estão a variar mais. O que é bom!